Pular para o conteúdo principal

Solidão

Somos todos sós.
Solitários em nossas dores,
sozinhos em nossas angústias,
únicos em nossos amores.
Somos todos sós.
Ninguém viverá por ti,
ninguém morrerá por mim,
ninguém sabe o que te aflige de verdade
e tua verdade nunca será descoberta inteiramente.
Somos todos fantoches dessa vida,
personagens de uma trama mirabolante
intérpretes de nós mesmos.
Escrevemos nossas histórias
mas não controlamos o que os outros escrevem,
e por isso,
somos afetados por mudanças bruscas em nossas vidas.
Somos independentes,
únicos,
passionais,
amorosos,
sentimentais,
inteligentes, mas não vivemos sós, apesar de nossa solidão.
Até mesmo quando amamos somos solitários,
pois o que sinto é só meu
e corre o risco de não ser o mesmo que penso ser sentido por mim.
Minha intensidade é uma e a tua outra,
mas somos iguais em solidão.
Nascemos assim, morreremos assim, no meio de muitos e entre todos, a sós.
A solidão chega até mesmo ser agradável, mas somente quando desejada.
O problema é que sempre desejamos companhia,
queremos alguém para dividir o que não é nosso,
repartir o que não temos,
dar o que não compramos,
entregar o que retemos.
Somos solitários e antagônicos.
Mas essa é a nossa magia e o nosso encanto.
Se por um tanto somos tão sós,
por enquanto temos a nós
...e nós,
quando estamos sós,
sabemos que a solidão é nossa melhor amiga.
O ruim da solidão é quando essa invade a tua alma com tristeza.
Isso dói.
Mas não pense que ser só é ruim,
pois essa solidão é para os outros
um alívio de ti e vice-versa.
A solidão é boa companheira nos bons e maus momentos, basta entende-la.
E tu me perguntas:
Mas solidão se entende?
E eu te respondo:
Sim, mas para isso é preciso estar só.

Comentários

  1. Alice,

    Você está apurando a cada dia a sua veia poetica...

    Esse poema é unico e extremanente verdadeiro, cheio de graça e de realismo.

    Bjs

    Janaína

    ResponderExcluir
  2. Se a solidão é voluntária, se o ser solitário é uma atitude de momentos, se solidão é uma opção de instantes, até eu sou um solitário e vivo momentos de solidão maravilhosa que tanto adoro. O problema são aqueles que vivem a solidão permanente e imposta pela vida.

    ResponderExcluir
  3. LINDO sentir !...porque essa é a mais verdade das verdades e como já diz o ditado, nascemos sós e morremos sós.
    A solidão por vezes é triste e cruel outras é boa ,eu me habituei em parte a ela e por vezes ela é minha maior companheira e amiga....com ela desabafo com ela estou e juntas vamos caminhando...
    Beijinho prateado com carinho
    SOL

    ResponderExcluir
  4. Alice, cada dia seus poemas estao mais e mais abrindo as portas do nosso coracao.
    Tem algo bem especial para vc lá em casa,rs.

    Beijao

    ResponderExcluir
  5. Bom dia querida!!! Tem algo bem especial para vc lá em casa,rs.


    Seu poema fala ao coracao e abre as portas dele tb.

    Beijao

    ResponderExcluir
  6. Mesmo estando... ando não querendo entender...
    Beijos Mila

    ResponderExcluir
  7. Será então tudo isto uma comédia de enganos querida amiga...post fabuloso...


    Doce beijo

    ResponderExcluir
  8. Adorei. Me lembrou essa frase:

    'E o que há de se fazer com a verdade que todo mundo é um pouco triste e um pouco só?' [Clarice Lispector]

    beeijo;*

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente, mas não tente decifrar-me.
Nem sempre escrevo por mim, muitas vezes escrevo para mim também...

Postagens mais visitadas deste blog

Militância Chata

Estou de saco cheio dessa militância . Que coisa mais chata essa gente cheia de verdades absolutas, pontos de vista únicos, pensamentos perfeitos e visões aguçadas. Ninguém mais sabe conversar, apenas discutir , brigar, e tudo para provar que está com a razão. Seja o tema politico' , social , religioso ou apenas qualquer bobagem, já se torna uma discussão. To cansada disso. Muito. Só queria poder ouvir , poder falar, poder ser , poder ver, e poder pensar ....sem alguém pra criticar, corrigir ou completar. Cansei.

Cansada demais.

Tô cansada demais , e hoje, particularmente, me sinto exausta. O maridão opera novamente na semana que vem e dessa vez terá que esvaziar a axila esquerda para a retirada de um nódulo. Recomeçamos a romaria.... e eu, a minha luta contra a angústia, afinal, é isso que sente quem ama aquele que sofre. Se você que lê é amigo ou do bem em Cristo Jesus , por favor, ore a favor dele pois creio que muito vale a oração do justo em seus efeitos, mas se você que lê , não gosta de mim ou é do mal, tome cuidado com o que sente ou pede para o seu deus, pois o meu é SENHOR da Justiça, da Guerra e do Amor, e tenho absoluta certeza que ELE entrará a meu favor para me defender contra seus desejos. Continuo cansada demais.

À GEORGIA (Saia Justa), COM CARINHO...

Georgia , Quem não te conhece não sabe o quanto é doce teu coração. Quem não te conhece não pode imaginar o quanto são fundamentadas as suas ações. Cidadania, integridade e sensibilidade talvez pudessem ser seus nomes e sobrenomes. Você Georgia, é daquelas pessoas que nos surpreendem pela sensibilidade espiritual e pela atenção que tem ao que é importante e ao que pode melhorar nosso planeta e seus habitantes. São pessoas como você que fazem a diferença, que movem os moinhos, que constróem os castelos eternos e que transformam o que nos parecia imutável. Nos pouco mais de 2 anos que estou "no ar" nessa maluca e indispensável blogosféra , tenho acompanhado suas postagens com carinho e atenção. Tenho te visto engajada em temas profundos e sérios, tenho partilhado de sua linda família e seu amor por eles, e te vejo movida movida por ideais maiores a cada palavra que nasce de tua escrita. Gostaria muito que todos me ouvissem ou me lessem quando digo que nosso mundo precisa de pes