Pular para o conteúdo principal

O Ser em Questão

Somos todos tão iguais em nossas diferenças que quando nos observamos mais atentamente é que vemos as semelhanças em nossas disparidades.
Ainda que venhamos a teimar em não sermos parecidos, não podemos fugir de nossa origem.
"Ser humano" é pertencer a uma raça de seres-humanos cheios de diferenças em suas semelhanças e de semelhanças em suas diferenças.
"Ser humano" é saber brilhar na escuridão e escureçer o brilho quando necessário, é chorar de dor , de medo , de verdade ou de mentira, ...e sorrir na dor, no medo, na verdade ou na mentira.
É gritar em silencio por socorro e socorrer aos gritos no silencio, é conter as lágrimas ou conter o riso, e liberar as mágoas e perder o juízo.
É amar o que não presta e não prestar pra quem se ama, é superar, transgredir, marcar, invadir, somar ou dividir, chorar ou sorrir.
"Ser humano" me pareçe muito mais ser do que humano.
Ser tolo, ser generoso, ser amável e ser guloso...ser bom ou ser mau, insosso ou com muito sal...ser competente, intransigente, teimoso ou eloquente....ser genial, ser tão legal, ser do bem ou ser do mal...
Humanizar o ser do ser-humano poderá torná-lo mais humano em seu ser.
Então me diga:
Ser ou não ser ? ...Eis a existente questão-humana.

Comentários

  1. Alice do céu, você na prosa arrasa mais do que na poesia, é pra humilhar é?

    é, acho bacana esses textos que nos lembram nossa humanidade, queremos desesperadamente ser diferentes, mas somos sim, todos muito iguais.

    As preocupações humanas são as mesmas: trabalho, familia, filhos, as compras do supermercado, em qualquer país do planeta. A sobrevivência...

    ResponderExcluir
  2. QUERIDA ALICE, LINDO TEXTO FÊZ O MEU CORAÇÃO EXTREMECER... LINDO, ASSIM COMO O TEU BÉBÉ... UM GRANDE ABRAÇO PARA OS DOIS...
    FERNANDINHA

    ResponderExcluir
  3. Ser humano é ser convidado a uma existência cheia de emoções, alegrias e tristezas. Ser humano é ser gente e sorrir, cantar a vida, agradecer a Deus sempre.

    Fraterno abraço de Gilbamar.

    ResponderExcluir
  4. Na diferença é que está a beleza :)

    Seu Bebé-Homem é um gato, cuidado com as meninas hehehehehe

    beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Nem sempre a vontade de ser chega onde quer chegar. O que também é válido, posto que caminhar faz parte do processo e para sermos o que somos precisamos aprender a ser o que somos. Na dúvida extraída da literatura universal eis que surge o tão famoso ser ou não ser, sonhar ou morrer? Pois aí é que está a chave para que possamos abrir a perspectiva do ser que quer ser para ser o que ele é.
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir
  6. É amor,

    Ainda bem que Deus criou uma pupila diferente para cada filho.

    Como a base da criação do ser humano é toda igual, Ele teria muita dificuldade em reconhecer e identificar cada filho. Já pensou?

    Beijão. Ti amo poetisa!

    ResponderExcluir
  7. Alice como consegue ser tão "tão"...
    toda vez que chego aqui reformulo minhas ideologias, e melhoro minha tímida filosofia de vida...

    Beijos

    que Jesus te ilumine!

    ResponderExcluir
  8. ser humano apesar de e justamente porisso.

    ler você é um mudar o rumo da prosa...
    um beijo maninha!


    adorei o template! já podemos fazer parcerias rsss

    ResponderExcluir
  9. Querida Alice,


    Como eu gostei!

    Obrigada.

    Um beijo

    viviana

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    acabo de conhecer seu espaço através do blog da Georgia, adorei, voltarei mais vezes.
    Parabéns!!!

    bjokas

    ResponderExcluir
  11. Na margem do mundo
    além dos meus olhos,
    Belo,
    Sei que o exílio será sempre
    verdejante de esperança,
    O rio,
    Que não podemos atravessar
    corre eternamente.
    (Samuel Menashe)

    Tenha um lindo final de semana cheio de amor e paz no coração
    Abraços: Eduardo Poisl

    ResponderExcluir
  12. Alice querida,

    Você sempre me surpeende e emociona com tua poesia e agora com esta prosa que vem lá do fundo da tua alma e chega bem no fundo da nossa! Que lindas palavras para se refletir, linda!

    Você tem uma alma linda!

    Adoro você!

    beijos fraternos,

    neli

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente, mas não tente decifrar-me.
Nem sempre escrevo por mim, muitas vezes escrevo para mim também...

Postagens mais visitadas deste blog

À GEORGIA (Saia Justa), COM CARINHO...

Georgia , Quem não te conhece não sabe o quanto é doce teu coração. Quem não te conhece não pode imaginar o quanto são fundamentadas as suas ações. Cidadania, integridade e sensibilidade talvez pudessem ser seus nomes e sobrenomes. Você Georgia, é daquelas pessoas que nos surpreendem pela sensibilidade espiritual e pela atenção que tem ao que é importante e ao que pode melhorar nosso planeta e seus habitantes. São pessoas como você que fazem a diferença, que movem os moinhos, que constróem os castelos eternos e que transformam o que nos parecia imutável. Nos pouco mais de 2 anos que estou "no ar" nessa maluca e indispensável blogosféra , tenho acompanhado suas postagens com carinho e atenção. Tenho te visto engajada em temas profundos e sérios, tenho partilhado de sua linda família e seu amor por eles, e te vejo movida movida por ideais maiores a cada palavra que nasce de tua escrita. Gostaria muito que todos me ouvissem ou me lessem quando digo que nosso mundo precisa de pes...

Minha Doce Eternidade

Quanto tempo você levou para descobrir que o tempo passou pra você ? Eu, particularmente, nunca pensei que o tempo pudesse passar pra mim, e sempre acreditei na eternidade (eterna alegria, eterna juventude, eterna saúde) . Mas o tempo passa, e passa tão naturalmente que mesmo com o passar dele ainda me sinto eterna ( rsrsss ). Sinto-me como sempre me senti. Posso perceber em mim a mesma Alice de 15 anos, ou a mesma de 28 anos, ou ainda a mesma dos 35 anos. Penso da mesma forma, choro com a mesma dor, grito com a mesma intensidade, me alegro com a mesma euforia, mas a única coisa que estranho é essa imagem que teima em aparecer todos os dias pra mim diante espelho...Nessa imagem há cabelos estranhos que clareiam a cada dia e penso que ainda ficarão todos brancos...nesse corpo que vejo já não há tanta leveza e muito menos agilidade, e há também certas dores que caminham por ele que antes eu não notava. Mas ainda me sinto eterna. Há uma estranha dentro de mim que briga comigo o tempo t...

Canseira...

Há um cansaço antigo em minha alma que me persegue há séculos. Tento dribla-lo, confundí-lo, exortá-lo, mas sempre volta. De tempos em tempos nos reencontramos e nossos papos sobre os humanos exigem de mim um esforço sobre-humano. Esgota-me ver a hipocrisia e a falsidade da lógica infundada daqueles que teimam em expor o que não pensam. Esgota-me ouvir balelas, invencionices, blas blas blas metódicos ou teológicos. Esgota-me conviver com o absurdo, com a fantasia ou com mentiras, e o pior é que nunca consigo me ver longe disso. Chego a conclusão que o mundo é uma grande teia tecida e gosmenta onde somos grudados a valores errados dos quais não conseguimos nos soltar. Sei , sei... parece demais, exagero, bobeira....mas você que me lê e que gosta de liberdade, que prefere a Graça e que insiste em acertar , certamente sabe do que falo. Falo da obrigação em conviver - e muitas e muitas vezes ter que engolir - com absurdos humanos e espirituais. Não bastasse eu ter que ver esses pse...