Pular para o conteúdo principal

euzinho X EUZÃO

Somos todos dois.
Um é o que é, o outro o que deseja ser, ou, um é o que pensa ser, e o outro, o que demonstra ser.
Cada um de nós tem sua própria versão da verdade, dos fatos e das mentiras, e cada um de nós vive a verdade, os fatos e as mentiras segundo seus próprios interesses.
Somos seres fantásticos, incríveis em sua complexidade, maravilhosos em sua formação, e estupendos em sua inteligência, mas somos extremamente frágeis na dualidade de nossos "EUs" e de nossas emoções (e essas, sempre concorrem a favor do nosso eu).
Vivemos em busca de liberdade, da paz e da felicidade, e buscamos isso no mundo, nas riquezas, nas diversões, nas amizades, mas poucos de nós as buscam na superação de nossos "EUs".
Nosso EGO é capaz de superar qualquer verdade, e com ousadia digo que até mesmo a verdade de Cristo pode ser rejeitada se houver interesse ao nosso EU.
São poucos os "EUs" que verdadeiramente se submetem, e talvez por isso sejam tão poucas as pessoas verdadeiras que conhecemos.
É claro que não digo isso de você ou de mim (!!!), eu e você somos perfeitos e maravilhosos, verdadeiros e insuperáveis em nossas verdades (?????), afinal, não quero com esse texto desagradar a nenhum "EU" aqui presente.
Mas voltando ao assunto, o que me trás hoje aqui é o fato de que resolvi analisar em detalhes o meu e o nosso EGOCENTRISMO.

Reflita comigo:
- Qual é o contrário de EGOCENTRISMO?

Bem, após algumas buscas por aí, descubro que seu contrário é o ALTRUÍSMO, e... quantas pessoas verdadeiramente altruístas nós conhecemos?....Pouquíssimas, ou quase nenhuma.
Meu EGO já me trouxe muita complicação na vida, já tive que mentir por causa dele, já me silenciei por causa dele e já chorei demais por ele.
Essas três letrinhas tão banais são a capa que nós humanos inventamos para nos proteger. Nos amamos demais para permitirmos ser tocados, difamados, caluniados ou simplesmente acusados de errados, então, inventamos esse maravilhoso instrumento (o EGO), mas com o passar do tempo, o que era bom, se torna pernicioso e destruidor em nós.
Preciso me ALTRUIR mais e me EGOCENTRAR menos.
Preciso diminuir meu EU e crescer mais em mim mesma.
Preciso enfraquecer minhas pseudo-defesas e me fortalecer mais em minhas verdadeiras verdades.
Preciso permitir que Cristo cresça mais e eu diminua muito mais.
Dominar, subjugar, superar, vencer nosso EGO está totalmente ligado a ser alguém melhor, mais feliz, alguém mais verdadeiro e tranquilo.
Sei que esse é um assunto desagradável, pois nos toca naquilo que mais amamos, nos toca em nós mesmos....Mas vejo que é inevitável ser melhor, é imprescindível ser bom, é fundamental nos tornarmos mais parecidos com ELE.
Faça um teste íntimo:
- Olhe com total sinceridade para você mesmo e veja se realmente você se agrada de ti.
- Avalie aquilo que você costuma achar lindo em você se aos olhos da verdade é lindo mesmo.
- Exponha a você, e sob a Luz de Cristo, tudo o que até hoje você julgou, condenou e executou nas outras pessoas
- Reveja tudo o que você rejeitou nos outros.
- Avalie friamente se seus conceitos morais e seus princípios de vida não estão interligados a seus interesses.
- Confesse a você mesmo quais são seus verdadeiros interesses e reconheça todas as suas manipulações.....E então você verá, saberá, reconhecerá que também tem sido dominado(a) e escravizado(a) por essa outra pessoa que mora em você.

Bem, eu tenho feito isso, e tem sido muito bom, e tenho descoberto que o velho ditado "Antes só que mal acompanhado" é realmente verdadeiro em se tratando de EGO.
Resolvi mudar, e deixar de lado o que "EU quero porque quero" e assumir o "que é porque deve ser" e começo a perceber que é muito mais agradável e seguro ser simplesmente um "euzinho" protegido e amado por Deus do que um "EUZÃO" arrogante, inseguro e solitário.

Comentários

  1. Análise,+ análises, + Alice = reflexão!

    ResponderExcluir
  2. Ps- Esqueci de dizer que o CABEÇALHO é lindão, e pertinente!

    ResponderExcluir
  3. Oi Eduardo !!

    rsrssss...é refletir no cabeçalho tb !! heheheee... adorei sua visita !

    ResponderExcluir
  4. Alice você acertou na mosca.
    O euzinho é uma pessoa simpática mas o Euzão...
    O pior é que quando o euzinho começa a se sobresair ele toma o lugar do Euzão, e aí é não há quem aguente!!! rsrsrs!
    Prefiro um Euzão meio que cabisbaixo do que o euzinho todo serelepe.

    Beijos em você e no mano Tatá,

    Roger

    ResponderExcluir
  5. Querida Alice,

    Não consigo contertar-me nem só com meu "euzinho", nem com meu "euzão". Quero os os dois, só assim etarei completa, sem renunciar nenhuma parte do meu ser errante.

    "Não quero economizar
    nenhuma das minhas
    personalidades.
    Todas juntas são quase eu.
    Todas separadas, quase nada"
    (Sintia Lira)

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Alice!

    É um assunto complicado!

    Tá vendo??

    O complicado, já é desculpa pra egocentrar. E como eu egocentro!!
    Como EU deixo o meu EUZÃO tomar conta a maior parte do tempo!!!!
    Para mim, uma das coisas mais difíceis, entre muitas outras, foi viver a calúnia, a difamação...
    Então, o Ego toma conta, pois diferentemente de Cristo, lanço mão de minha auto-defesa e apiedo-me de mim.
    Quanto mais me submeto ao Amor de Jesus, mais consigo trilhar os passos do altruísmo, para ir um pouquinho mais em Sua direção...

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Alice abençoada!

    Eu li-reli, li-reli, li-reli.

    Que fôlego de escrita!

    Bom, seguinte: a aula tá dada, não há o que acrescentar é...praticar, ontem, transantontem, estou atrasadésima nessa matéria, estou de segunda época nessa matéria, nem sei se consigo passar, mas vamos lá!

    Manda mais.

    Um final de semana abençoado prô 6.

    ResponderExcluir
  8. “O poeta é um fingidor.
    Finge tão completamente
    Que chega a fingir que é dor
    A dor que deveras sente.
    E os que lêem o que escreve,
    Na dor lida sentem bem,
    Não as duas que ele teve,
    Mas só a que eles não têm.
    E assim nas calhas de roda
    Gira, a entreter a razão,
    Esse comboio de corda
    Que se chama coração.”

    (Fernando Pessoa)

    Desejo um lindo final de semana com muito amor e carinho.
    Abraços


    VISITE TAMBÉM O MEU NOVO BLOGGER UMA ILHA PARA AMAR

    ResponderExcluir
  9. Alice!

    Texto show e layout novo idem!

    Adorei a casa nova. Bjs

    Danilo

    http://genizah-virtual.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. alo Alice

    chegando aqui pela primeira vez.
    vejo aqui muita coisa em comum entre nós.
    tenho que voltar mais vezes e conferir, quem sabe conversar.
    adoro papos inteligentes.

    abrs

    RICARDO garopaba BLAUTH

    em tempo:
    a falta do perfil talvez seja proposital?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente, mas não tente decifrar-me.
Nem sempre escrevo por mim, muitas vezes escrevo para mim também...

Postagens mais visitadas deste blog

À GEORGIA (Saia Justa), COM CARINHO...

Georgia , Quem não te conhece não sabe o quanto é doce teu coração. Quem não te conhece não pode imaginar o quanto são fundamentadas as suas ações. Cidadania, integridade e sensibilidade talvez pudessem ser seus nomes e sobrenomes. Você Georgia, é daquelas pessoas que nos surpreendem pela sensibilidade espiritual e pela atenção que tem ao que é importante e ao que pode melhorar nosso planeta e seus habitantes. São pessoas como você que fazem a diferença, que movem os moinhos, que constróem os castelos eternos e que transformam o que nos parecia imutável. Nos pouco mais de 2 anos que estou "no ar" nessa maluca e indispensável blogosféra , tenho acompanhado suas postagens com carinho e atenção. Tenho te visto engajada em temas profundos e sérios, tenho partilhado de sua linda família e seu amor por eles, e te vejo movida movida por ideais maiores a cada palavra que nasce de tua escrita. Gostaria muito que todos me ouvissem ou me lessem quando digo que nosso mundo precisa de pes...

Minha Doce Eternidade

Quanto tempo você levou para descobrir que o tempo passou pra você ? Eu, particularmente, nunca pensei que o tempo pudesse passar pra mim, e sempre acreditei na eternidade (eterna alegria, eterna juventude, eterna saúde) . Mas o tempo passa, e passa tão naturalmente que mesmo com o passar dele ainda me sinto eterna ( rsrsss ). Sinto-me como sempre me senti. Posso perceber em mim a mesma Alice de 15 anos, ou a mesma de 28 anos, ou ainda a mesma dos 35 anos. Penso da mesma forma, choro com a mesma dor, grito com a mesma intensidade, me alegro com a mesma euforia, mas a única coisa que estranho é essa imagem que teima em aparecer todos os dias pra mim diante espelho...Nessa imagem há cabelos estranhos que clareiam a cada dia e penso que ainda ficarão todos brancos...nesse corpo que vejo já não há tanta leveza e muito menos agilidade, e há também certas dores que caminham por ele que antes eu não notava. Mas ainda me sinto eterna. Há uma estranha dentro de mim que briga comigo o tempo t...

Canseira...

Há um cansaço antigo em minha alma que me persegue há séculos. Tento dribla-lo, confundí-lo, exortá-lo, mas sempre volta. De tempos em tempos nos reencontramos e nossos papos sobre os humanos exigem de mim um esforço sobre-humano. Esgota-me ver a hipocrisia e a falsidade da lógica infundada daqueles que teimam em expor o que não pensam. Esgota-me ouvir balelas, invencionices, blas blas blas metódicos ou teológicos. Esgota-me conviver com o absurdo, com a fantasia ou com mentiras, e o pior é que nunca consigo me ver longe disso. Chego a conclusão que o mundo é uma grande teia tecida e gosmenta onde somos grudados a valores errados dos quais não conseguimos nos soltar. Sei , sei... parece demais, exagero, bobeira....mas você que me lê e que gosta de liberdade, que prefere a Graça e que insiste em acertar , certamente sabe do que falo. Falo da obrigação em conviver - e muitas e muitas vezes ter que engolir - com absurdos humanos e espirituais. Não bastasse eu ter que ver esses pse...