Pular para o conteúdo principal

Cântico Negro

Estou reduzida aos meus instintos,
estou presa aos meus sentidos,
reduziram o meu direito à minha humanidade,
tiraram o meu semelhante de junto de mim,
arrancaram a minha carta de cidadania.
dissolveram a minha consciência,
mas me deixaram essas palavras na boca:
VEM POR AQUI!!
...dizem-me alguns com olhos doces,
estendem-me os braços e seguros de que seria bom que os ouvisse quando me dizem:
VEM POR AQUI !!
...e eu os olho com olhos laços,
há nos meus olhos ironias e cansaço e cruzo os braços e NUNCA VOU POR ALI !!!
A minha glória é esta, criar desumanidade,
não acompanhar ninguém,
por que eu vivo com ou mesmo sem a vontade com que rasguei o ventre de minha mãe.
NÃO, NÃO VOU POR ALI !!
...só vou por onde me levam meus próprios passos,
se o que busco saber nenhum de vós responde,
porque me dizes VEM POR AQUI ???
Prefiro escorregar nos becos lamaçentos,
redemunhar os ventos como um farrapo,
arrastar meus pés sangrentos à ir por aí !
Se eu vim ao mundo foi só pra desflorar florestas virgens,
e desenhar meus próprios pés na areia inexplorável,
o mais que eu faça não vale nada.
Como então será você, que lhe dão machados, ferramentas e coragem para derrubar seus próprios obstáculos....correm em suas veias o sangue velho dos avós !!
Eu que amo o que é fácil,
amo o longe e a miragem,
amo os abismos, as torrentes e os desertos...Vai!, tendes estradas, tendes jardins, tendes canteiros e tendes pátria, tendes teto e tendes regras e tratados de filósofos e sábios, eu, tenho a minha loucura, levanto-a como um faixo a arder na noite escura, e sinto espuma e sangue e cântico nos lábios.
Deus e o diabo é quem me guiam, mais ninguém !!
Todos tiveram pai, todos tiveram mãe,
mas eu, que nunca principio nem acabo nasci do amor que há entre Deus e o diabo !!
Ah!... que ninguém me dê piedosas intenções e não me peçam definições, que ninguém me diga:
VEM POR AQUI !!
A minha vida é um vendaval que se soltou,
é uma onda que se levantou,
é um átomo a mais que se animou,
... Não sei por onde vou ?!
... Não sei pra onde vou ?!...
SÓ SEI QUE NÃO VOU POR AÍ !!


.... Ufa ! consegui me lembrar do texto inteirinho... não me lembro o autor, mas quando eu era jovem, declamei de surpresa esse texto diante de uma platéia de 200 pessoas assustadas e chocadas ao ver uma menina de 14 anos gritando a liberdade que os adultos não tinham...era um trabalho escolar sobre a miséria da condição humana e foi realizado no início dos anos 70...os professores deram liberdade aos alunos de escolher seus textos e eu, achei que esse era o melhor.
Creio que não fui presa por ser menor de idade, mas lembro de meus pais sendo chamados para "conversar" com a diretoria.
****
Gostaria de agradecer a Vitória, que me fez lembrar o nome do autor - "José Régio" - e o título do texto - "Cântico Negro".....nada como a família blogosférica em ação !!! beijos pra você !!

Comentários

  1. Foi José Régio e o poema chama-se: Cântico Negro.bjj :)

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante o texto e a história. Ainda bem q hj temos uma certa "liberdade" pelo menos pra deixar nossas idéias. =D Fik c Deus

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Que fúria poética! De vocês dois, aliás!
    Precisa ter muita convicção dos próprios ideais para escrever esse texto forte, e precisa dessa mesma convicção para declamá-lo da forma como você fez, impondo sua opinião sincera e fazendo uso de toda a coragem que uma garota de 14 anos consegue reunir.
    Ah, se tivéssemos mais garotas assim, decididas a ousar em opiniões nuas e cruas...!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  4. Olá querida Alice, como estás ?
    Adorei o teu texto, bem elaborado, foi uum prazer ler-te!...
    Beijinhos de carinho e amizade,
    Fernandinha

    ResponderExcluir
  5. É, naquela época deveria ser complicado falar sobre liberdade...

    Bjs flor.

    ResponderExcluir
  6. Declamou??

    Eitaa, procura meu queixo aí pelo chaõ... ele caiu!!

    ResponderExcluir
  7. Atualize o sei link sobre a Sociedade Bonhoefer:
    http://www.sociedadebonhoeffer.org.br/quem_foi.htm

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente, mas não tente decifrar-me.
Nem sempre escrevo por mim, muitas vezes escrevo para mim também...

Postagens mais visitadas deste blog

À GEORGIA (Saia Justa), COM CARINHO...

Georgia , Quem não te conhece não sabe o quanto é doce teu coração. Quem não te conhece não pode imaginar o quanto são fundamentadas as suas ações. Cidadania, integridade e sensibilidade talvez pudessem ser seus nomes e sobrenomes. Você Georgia, é daquelas pessoas que nos surpreendem pela sensibilidade espiritual e pela atenção que tem ao que é importante e ao que pode melhorar nosso planeta e seus habitantes. São pessoas como você que fazem a diferença, que movem os moinhos, que constróem os castelos eternos e que transformam o que nos parecia imutável. Nos pouco mais de 2 anos que estou "no ar" nessa maluca e indispensável blogosféra , tenho acompanhado suas postagens com carinho e atenção. Tenho te visto engajada em temas profundos e sérios, tenho partilhado de sua linda família e seu amor por eles, e te vejo movida movida por ideais maiores a cada palavra que nasce de tua escrita. Gostaria muito que todos me ouvissem ou me lessem quando digo que nosso mundo precisa de pes

Militância Chata

Estou de saco cheio dessa militância . Que coisa mais chata essa gente cheia de verdades absolutas, pontos de vista únicos, pensamentos perfeitos e visões aguçadas. Ninguém mais sabe conversar, apenas discutir , brigar, e tudo para provar que está com a razão. Seja o tema politico' , social , religioso ou apenas qualquer bobagem, já se torna uma discussão. To cansada disso. Muito. Só queria poder ouvir , poder falar, poder ser , poder ver, e poder pensar ....sem alguém pra criticar, corrigir ou completar. Cansei.

Minha Doce Eternidade

Quanto tempo você levou para descobrir que o tempo passou pra você ? Eu, particularmente, nunca pensei que o tempo pudesse passar pra mim, e sempre acreditei na eternidade (eterna alegria, eterna juventude, eterna saúde) . Mas o tempo passa, e passa tão naturalmente que mesmo com o passar dele ainda me sinto eterna ( rsrsss ). Sinto-me como sempre me senti. Posso perceber em mim a mesma Alice de 15 anos, ou a mesma de 28 anos, ou ainda a mesma dos 35 anos. Penso da mesma forma, choro com a mesma dor, grito com a mesma intensidade, me alegro com a mesma euforia, mas a única coisa que estranho é essa imagem que teima em aparecer todos os dias pra mim diante espelho...Nessa imagem há cabelos estranhos que clareiam a cada dia e penso que ainda ficarão todos brancos...nesse corpo que vejo já não há tanta leveza e muito menos agilidade, e há também certas dores que caminham por ele que antes eu não notava. Mas ainda me sinto eterna. Há uma estranha dentro de mim que briga comigo o tempo t