Pular para o conteúdo principal

Porque ter fé ?

Porque ter fé ?
Porque crer ?
Você não cansa de ver tanta injustiça e hipocrisia na igreja?
Depois de tudo que fizeram pra você, você ainda consegue amar?
Como você ainda consegue defender pessoas que te prejudicaram tanto ?
Essas tem sido as perguntas mais frequentes em minha vida no último ano, e digo, me são feitas por amigos indignados e pelo que eles mesmos tem visto a "igreja e seus homens espirituais" fazerem a mim e a mais um monte de gente.
São perguntas de amor, mas também são perguntas que aguçam a dor.
Se eu olhar para tudo o que fizeram, eu também não terei mais razão para crer, mas se eu olhar para o que fizeram a Cristo, então me regozijarei por ter sido tão poupada em minha dor.

"Aquele que está em Cristo deve andar com ELE andou" (1 João 2.6)...e como é difícil fazer isso ! Bom, se pelo menos tentarmos.... já será um bom começo.
O que creio ser o fundamental para sobreviver as "tsunamis evangélicas-pastorais-eclesiásticas-farizonóicas", é manter-se autêntico.
Quando digo autêntico, digo no sentido de assumir sua "humanidade" dentro de sua espiritualidade, assumindo assim seus verdadeiros sentimentos.
Raiva, dor, decepção, ódio, amor, admiração, ou seja lá qual for seu sentimento em relação ao que acontece com você, assuma-os.
Saiba que eles (seus sentimentos) não surpreendem a Deus e não vão fazer Deus te amar mais ou menos (Ele já te ama em toda intensidade necessária)

Tenho a firme convicção de que Deus realmente sabe de todas as coisas, portanto, ELE sabe tudo o que sinto e a intensidade com que sinto, então pra que nos disfarçar de "santarrões espirituais" quando o que mais queremos é que tudo se exploda ?
Deus não suporta hipocrisia, mentiras, manipulações e falsidade, simplesmente porque ELE sabe, ELE conhece todas as coisas pela raiz da verdade e é impossível enganá-lo.
Duvido que Jesus quando esteve em forma humana entre os homens e derrubou todas as mesas de vendas e cambistas do Templo do Senhor estivesse com algum tipo de sentimento sublime em seu coração...Não, ELE foi autêntico e verdadeiro, e chutou tudo !...

Autenticidade é o que mais te deixa limpo diante de Deus.

Deus não está nem aí para seus sentimentos de raiva, seus erros, suas controvércias...mas ELE valoriza muito seu arrependimento.
O arrependimento pode limpar um monte de sujeiras, pode arrancar muita dor do seu coração, porque o arrependimento trás o perdão de Deus, e o perdão de Deus nos devolve a honra , nos restaura o amor.
Depois de tudo o que vivi e descobri nesse último ano que se passou, depois de ter feito papel de trouxa e ter sido usada por mais de 10 anos, depois de ter sofrido um ano inteiro a maior decepção de minha vida, começo hoje a entender e agradeçer a Deus por tudo o que vivi e vi.
Vejo que através de tudo isso eu descobri um Deus amigo e próximo, que usou tudo o que fizeram para me libertar das garras sufocadoras dos homens de má vontade, dos homens preguiçosos, e finalmente me arrancar da mesa de sacrifício.
Me sinto leve.
Porque crer? Porque ter fé?....simplesmente porque não posso viver sem minha fé, sem minha crença, sem meu Deus, sem esse amor que me envolve e que me faz superar todos os limites, todas as provas, todas as dores.
É através da minha fé que sobrevivo, e é na minha fé que enxugo minhas lágrimas, é pela fé que me levanto todas as manhãs, e é pela fé que perdôo e amo.
Se não fosse minha fé, eu mesma, com todo turbilhão de sentimentos que tenho e com essa minha cabeça de maluca , já teria pirado a muito tempo.
Minha fé é minha âncora que me segura no cais da sobrevivencia,
afinal,
o mar está revolto.

Comentários

  1. Olá!
    Passei para fazer uma visita e para me encantar com mais um maravilhoso texto, cheio de pensamentos e de palavras capazes de fazer pensar.

    Um abraço...
    Carla

    ResponderExcluir
  2. Alice,
    Penso que minha fé - se é que se pode chamar assim o que tenho, tão pouco - faz parte da minha identidade, de tal forma que sem fé, não sou mais eu...
    Dá pra entender?

    ResponderExcluir
  3. Alice minha querida, certamente este seu texto desabafo e esclarecedor, falou profundamente ao meu coracao. Somente quem já passou permanecer na fé mesmo que pequena tao pequena quanto um grao de poeira pode entender perfeitamente o seu texto. Temos é que olhar mesmo para Cristo, o Autor e consumador dessa nossa fé tao frágil, menor que o grao da mostarda com Ele mesmo falou. O mundo em que vivemos é um mar revolto, rebelde, ingrato e falso. Mas se permanecermos firmes até o fim receberemos a coroa da vida. Já fui pisada e humilhada, sei bem o que é; mas em cristo ressurgi.

    Grande beijo

    ResponderExcluir
  4. Oie amiga amiga...

    Obrigada pela preocupação, mas já estou melhor...

    Bjs

    Janaína

    ResponderExcluir
  5. E como a fé é importante. Como ter em quem confiar quando todos nos abandonam... ELE nunca nos abandona!! Graças a Deus!!

    ResponderExcluir
  6. É por isso que devemos ter somente Cristo como exemplo. E ficarmos atentos para denunciarmos as falcatruas da chamada "igreja".
    O nosso exemplo é valioso para Deus e se demostrarmos ao próximo o que aprendemos com Jesus, será uma arma poderosa de evangelismo e nos tornará cada vez mais parecidos com Deus.
    Deus é amor e está.
    E enquanto a fé, ela não pode ser explicada, a fé está baseada em uma certeza que não pode ser provada, Deus não pode ser provado de forma física ou calculista. Ele é provado em nossos corações, assim como nossos sentimentos.

    Graça e Paz!
    Bom saber que medita sobre estes assuntos. Muito importante!
    abraços!!!

    ResponderExcluir
  7. Tenho evitado as perguntas que não podem se evitadas... pq as respostas que não vem são muito crueis... então permaneço na alienada fé de que tudo é como tem que ser... mesmo que não seja como gostaria que fossem... eu tento...
    Beijos Mila

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente, mas não tente decifrar-me.
Nem sempre escrevo por mim, muitas vezes escrevo para mim também...

Postagens mais visitadas deste blog

Militância Chata

Estou de saco cheio dessa militância . Que coisa mais chata essa gente cheia de verdades absolutas, pontos de vista únicos, pensamentos perfeitos e visões aguçadas. Ninguém mais sabe conversar, apenas discutir , brigar, e tudo para provar que está com a razão. Seja o tema politico' , social , religioso ou apenas qualquer bobagem, já se torna uma discussão. To cansada disso. Muito. Só queria poder ouvir , poder falar, poder ser , poder ver, e poder pensar ....sem alguém pra criticar, corrigir ou completar. Cansei.

Cansada demais.

Tô cansada demais , e hoje, particularmente, me sinto exausta. O maridão opera novamente na semana que vem e dessa vez terá que esvaziar a axila esquerda para a retirada de um nódulo. Recomeçamos a romaria.... e eu, a minha luta contra a angústia, afinal, é isso que sente quem ama aquele que sofre. Se você que lê é amigo ou do bem em Cristo Jesus , por favor, ore a favor dele pois creio que muito vale a oração do justo em seus efeitos, mas se você que lê , não gosta de mim ou é do mal, tome cuidado com o que sente ou pede para o seu deus, pois o meu é SENHOR da Justiça, da Guerra e do Amor, e tenho absoluta certeza que ELE entrará a meu favor para me defender contra seus desejos. Continuo cansada demais.

À GEORGIA (Saia Justa), COM CARINHO...

Georgia , Quem não te conhece não sabe o quanto é doce teu coração. Quem não te conhece não pode imaginar o quanto são fundamentadas as suas ações. Cidadania, integridade e sensibilidade talvez pudessem ser seus nomes e sobrenomes. Você Georgia, é daquelas pessoas que nos surpreendem pela sensibilidade espiritual e pela atenção que tem ao que é importante e ao que pode melhorar nosso planeta e seus habitantes. São pessoas como você que fazem a diferença, que movem os moinhos, que constróem os castelos eternos e que transformam o que nos parecia imutável. Nos pouco mais de 2 anos que estou "no ar" nessa maluca e indispensável blogosféra , tenho acompanhado suas postagens com carinho e atenção. Tenho te visto engajada em temas profundos e sérios, tenho partilhado de sua linda família e seu amor por eles, e te vejo movida movida por ideais maiores a cada palavra que nasce de tua escrita. Gostaria muito que todos me ouvissem ou me lessem quando digo que nosso mundo precisa de pes