Pular para o conteúdo principal

O Ser em Questão

Somos todos tão iguais em nossas diferenças que quando nos observamos mais atentamente é que vemos as semelhanças em nossas disparidades.
Ainda que venhamos a teimar em não sermos parecidos, não podemos fugir de nossa origem.
"Ser humano" é pertencer a uma raça de seres-humanos cheios de diferenças em suas semelhanças e de semelhanças em suas diferenças.
"Ser humano" é saber brilhar na escuridão e escureçer o brilho quando necessário, é chorar de dor , de medo , de verdade ou de mentira, ...e sorrir na dor, no medo, na verdade ou na mentira.
É gritar em silencio por socorro e socorrer aos gritos no silencio, é conter as lágrimas ou conter o riso, e liberar as mágoas e perder o juízo.
É amar o que não presta e não prestar pra quem se ama, é superar, transgredir, marcar, invadir, somar ou dividir, chorar ou sorrir.
"Ser humano" me pareçe muito mais ser do que humano.
Ser tolo, ser generoso, ser amável e ser guloso...ser bom ou ser mau, insosso ou com muito sal...ser competente, intransigente, teimoso ou eloquente....ser genial, ser tão legal, ser do bem ou ser do mal...
Humanizar o ser do ser-humano poderá torná-lo mais humano em seu ser.
Então me diga:
Ser ou não ser ? ...Eis a existente questão-humana.

Comentários

  1. Alice do céu, você na prosa arrasa mais do que na poesia, é pra humilhar é?

    é, acho bacana esses textos que nos lembram nossa humanidade, queremos desesperadamente ser diferentes, mas somos sim, todos muito iguais.

    As preocupações humanas são as mesmas: trabalho, familia, filhos, as compras do supermercado, em qualquer país do planeta. A sobrevivência...

    ResponderExcluir
  2. QUERIDA ALICE, LINDO TEXTO FÊZ O MEU CORAÇÃO EXTREMECER... LINDO, ASSIM COMO O TEU BÉBÉ... UM GRANDE ABRAÇO PARA OS DOIS...
    FERNANDINHA

    ResponderExcluir
  3. Ser humano é ser convidado a uma existência cheia de emoções, alegrias e tristezas. Ser humano é ser gente e sorrir, cantar a vida, agradecer a Deus sempre.

    Fraterno abraço de Gilbamar.

    ResponderExcluir
  4. Na diferença é que está a beleza :)

    Seu Bebé-Homem é um gato, cuidado com as meninas hehehehehe

    beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Nem sempre a vontade de ser chega onde quer chegar. O que também é válido, posto que caminhar faz parte do processo e para sermos o que somos precisamos aprender a ser o que somos. Na dúvida extraída da literatura universal eis que surge o tão famoso ser ou não ser, sonhar ou morrer? Pois aí é que está a chave para que possamos abrir a perspectiva do ser que quer ser para ser o que ele é.
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir
  6. É amor,

    Ainda bem que Deus criou uma pupila diferente para cada filho.

    Como a base da criação do ser humano é toda igual, Ele teria muita dificuldade em reconhecer e identificar cada filho. Já pensou?

    Beijão. Ti amo poetisa!

    ResponderExcluir
  7. Alice como consegue ser tão "tão"...
    toda vez que chego aqui reformulo minhas ideologias, e melhoro minha tímida filosofia de vida...

    Beijos

    que Jesus te ilumine!

    ResponderExcluir
  8. ser humano apesar de e justamente porisso.

    ler você é um mudar o rumo da prosa...
    um beijo maninha!


    adorei o template! já podemos fazer parcerias rsss

    ResponderExcluir
  9. Querida Alice,


    Como eu gostei!

    Obrigada.

    Um beijo

    viviana

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    acabo de conhecer seu espaço através do blog da Georgia, adorei, voltarei mais vezes.
    Parabéns!!!

    bjokas

    ResponderExcluir
  11. Na margem do mundo
    além dos meus olhos,
    Belo,
    Sei que o exílio será sempre
    verdejante de esperança,
    O rio,
    Que não podemos atravessar
    corre eternamente.
    (Samuel Menashe)

    Tenha um lindo final de semana cheio de amor e paz no coração
    Abraços: Eduardo Poisl

    ResponderExcluir
  12. Alice querida,

    Você sempre me surpeende e emociona com tua poesia e agora com esta prosa que vem lá do fundo da tua alma e chega bem no fundo da nossa! Que lindas palavras para se refletir, linda!

    Você tem uma alma linda!

    Adoro você!

    beijos fraternos,

    neli

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente, mas não tente decifrar-me.
Nem sempre escrevo por mim, muitas vezes escrevo para mim também...

Postagens mais visitadas deste blog

Militância Chata

Estou de saco cheio dessa militância . Que coisa mais chata essa gente cheia de verdades absolutas, pontos de vista únicos, pensamentos perfeitos e visões aguçadas. Ninguém mais sabe conversar, apenas discutir , brigar, e tudo para provar que está com a razão. Seja o tema politico' , social , religioso ou apenas qualquer bobagem, já se torna uma discussão. To cansada disso. Muito. Só queria poder ouvir , poder falar, poder ser , poder ver, e poder pensar ....sem alguém pra criticar, corrigir ou completar. Cansei.

Cansada demais.

Tô cansada demais , e hoje, particularmente, me sinto exausta. O maridão opera novamente na semana que vem e dessa vez terá que esvaziar a axila esquerda para a retirada de um nódulo. Recomeçamos a romaria.... e eu, a minha luta contra a angústia, afinal, é isso que sente quem ama aquele que sofre. Se você que lê é amigo ou do bem em Cristo Jesus , por favor, ore a favor dele pois creio que muito vale a oração do justo em seus efeitos, mas se você que lê , não gosta de mim ou é do mal, tome cuidado com o que sente ou pede para o seu deus, pois o meu é SENHOR da Justiça, da Guerra e do Amor, e tenho absoluta certeza que ELE entrará a meu favor para me defender contra seus desejos. Continuo cansada demais.

À GEORGIA (Saia Justa), COM CARINHO...

Georgia , Quem não te conhece não sabe o quanto é doce teu coração. Quem não te conhece não pode imaginar o quanto são fundamentadas as suas ações. Cidadania, integridade e sensibilidade talvez pudessem ser seus nomes e sobrenomes. Você Georgia, é daquelas pessoas que nos surpreendem pela sensibilidade espiritual e pela atenção que tem ao que é importante e ao que pode melhorar nosso planeta e seus habitantes. São pessoas como você que fazem a diferença, que movem os moinhos, que constróem os castelos eternos e que transformam o que nos parecia imutável. Nos pouco mais de 2 anos que estou "no ar" nessa maluca e indispensável blogosféra , tenho acompanhado suas postagens com carinho e atenção. Tenho te visto engajada em temas profundos e sérios, tenho partilhado de sua linda família e seu amor por eles, e te vejo movida movida por ideais maiores a cada palavra que nasce de tua escrita. Gostaria muito que todos me ouvissem ou me lessem quando digo que nosso mundo precisa de pes